Memória Cronológica...
NA LINHA DO TEMPO
15 de outubro
Por: Augusto Brito
Ano: 1980
Dia da semana: quarta-feira
Falece em Parnaíba o sacerdote e poeta Roberto Lopes Ribeiro.
Nasceu em Piracuruca, a 07.04.1891. Descobriu sua principal vocação como religioso e evangelizador, efetuando seus estudos em Teresina (PI). Ordenou-se padre em 20.01.1915, trabalhando com coadjutor em Oeiras, vigário em Alto Longá, coadjutor e vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Parnaíba (PI). Foi o principal responsável pela construção das igrejas de São Sebastião e de São José, em Parnaíba. Por ocasão da passagem de suas bodas-de-prata sacerdotais, recebeu o título de "Monsenhor Camareiro Secreto do Sumo Pontífice Pio XII". Comemorou o “Jubileu Áureo Sacerdotal” (1915-1965) em 20.01.1965.
Na qualidade de educador, foi co-fundador do Círculo São José e do Ginásio Clóvis Salgado.
Como escritor, colaborou com crônicas e poemas para o "Almanaque da Parnaíba", sob o pseudônimo de Aloísio de Lins. Da sua lavra poética, dentre outros, destaca-se o soneto “Perenidade da Vida”, obra incluída na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972), organizado por Félix Aires. Por sua incursão pelas letras, é patrono em alguns sodalícios culturais piauienses, como a Academia Parnaibana de Letras (cadeira nº 07), a Academia de Letras da Região de Sete Cidades (cadeira nº 07), e Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba (cadeira nº 28).
Como justo reconhecimento, recebeu o título de “Cidadão Parnaibano”.
(BRITO, Augusto. Anotações para a Memória Cronológica de Piracuruca: uma contribuição para a pesquisa da história do norte piauiense).
Nenhum comentário:
Postar um comentário